Espaços de Concerto

 



Igreja Matriz de Porches
Erguida no séc. XVI, ficou praticamente arruinada, com o terramoto de 1755, conservando dos seus traços primitivos, a capela mor, alvo de remodelações em 1882. Fachada com portal ao gosto neoclássico, sobre a qual se abre um janelão, encimado pela coroa real. No interior, merece referência a Capela mor, com a abóbada de nervuras revestida a magníficos azulejos do séc. XVII e o retábulo do altar mor em talha dourada onde figuram imagens do séc. XVIII. (in cm-lagoa.pt)
Direcções: https://goo.gl/maps/sfwSnPV8X8A2





Convento S. José
 (Lagoa)  
Orientado por uma Ordem Religiosa de Freiras Mendicantes, o Convento de S. José destinava-se ao recolhimento (das religiosas e ao acolhimento) de crianças abandonadas. Em 1899 passou a funcionar como colégio de meninas, sob a orientação de um grupo de religiosas dominicanas, fechando, finalmente, as suas portas em 1910. Em finais da década de 80 a autarquia procedeu à elaboração de um projeto de intervenção global visando a recuperação e adaptação do edifício para fins culturais. Desde 1993, passou a albergar um dos pólos da atividade cultural da cidade. (in cm-lagoa.pt)
Direcções: https://goo.gl/maps/JMu9qTSquTx





Igreja Matriz de Ferragudo

A primitiva construção do séc. XVI ficou profundamente danificada pelo terramoto de 1755, tendo posteriormente sido reconstruída, sem que fosse mantida a traça original. No seu interior destaca-se um conjunto de imagens do séc. XVII e séc. XVIII e uma bela representação de dupla face do séc. XV representando a Nossa Senhora e o Senhor Crucificado. (in cm-lagoa.pt)
Direcções: https://goo.gl/maps/pXXYqth51g22





Igreja Matriz de Estômbar

O único edifício do concelho de Lagoa classificado como Monumento Nacional, em 1984, é a deslumbrante Igreja Matriz de Estombar. Construída em meados do século XVI, no topo da colina por onde se espraia a vila, é dos exemplares mais representativos da arquitetura manuelina que se pode encontrar no barlavento algarvio. Erguida sobre uma antiga Ermida dedicada a Santa Ana, apresenta confluência de diferentes estilos arquitetónicos, em virtude das profundas remodelações a que foi sujeita após o terramoto de 1755. Na fachada, ladeada por duas torres simétricas, sobressai o riquíssimo pórtico manuelino, decorado com motivos vegetalistas e encimado por uma vieira, símbolo de São Tiago. (in cm-lagoa.pt)
Direcções: https://goo.gl/maps/mbefPNJDgD52





Igreja Matriz de Lagoa

A igreja de Nossa Senhora da Luz, de inspiração barroca e neoclássica, conserva alguns raros elementos de uma primitiva construção manuelina de 1560-1570. No interior do templo destaca-se o magnífico retábulo da Capela Mor onde figuram as imagens de Nossa Senhora da Luz e de S. Sebastião. Dignos de merecida referência um conjunto de relicários e imagens do séc. XVIII, entre elas a imagem do Menino deitado numa cama de madeira ao gosto rocaille. Na sacristia poderão ser apreciados alguns utensílios do culto religioso, uma naveta de prata do séc. XVIII e um magnífico arcaz em madeira do Brasil. (in cm-lagoa.pt)
Direcções: https://goo.gl/maps/VRcAQzZxU6T2



Mais informações: 
Convento de S. José, Lagoa  
email: cultura@cm-lagoa.pt | telef.: 282 380 434.