A Semana

A “Semana Coral de Lagoa” é um Festival de formações vocais/corais não competitivo, promovido em conjunto pela Ideias do Levante, Associação Cultural de Lagoa e pela Câmara Municipal de Lagoa, e tem como objectivo estimular e difundir a arte do canto coral, incentivar o aprimoramento técnico e artístico das formações vocais/corais participantes e promover o intercâmbio cultural.

A Semana Coral de Lagoa é, segundo José Carlos Bago d'Uva (mentor do projecto inicial), um encontro aberto à partilha de vivências musicais e de inesquecíveis momentos de convívio, é a ocasião anual em que o Concelho de Lagoa faz soar "a 4 vozes" o (en)/canto da polifonia vocal, por terras "do Levante". Para José Carlos, esta data representa já um marco no circuito de eventos corais do nosso país, do qual se orgulha ter contribuído para a sua génese. Muitos foram os que já deixaram "depositadas" as suas vozes na mítica cisterna do Convento de S. José (nas primeiras edições...) e também os que contribuem para enaltecer o auditório da cidade, dando a escutar as suas emoções através do repertório coral que trabalham com dedicação e entusiasmo.

Muitas amizades têm ficado. Muitos laços musicais têm sido dados. Muitos cantos encontrados. Roberto Estorninho (produtor executivo do evento) acredita que o segredo da música passa por um batimento musical igual ao que bate no coração de todos nós. Roberto estorninho conclui que é por isso que gostamos da música e é por isso que ela nos une.

A Semana Coral de Lagoa conta, não só, com o apoio das Freguesias, Associações e Paróquias do Concelho de Lagoa, mas também com o apoio da comunicação social local, regional e nacional, e de algumas outras empresas da região.